Páginas

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Egipto

Sempre me interessei pelas grandes civilizações antigas. A ida ao Egipto ocorreu em 2009 e foi, sem dúvida, uma das viagens da minha vida! Se para alguns não há interesse em ver "calhaus", para mim cada uma dessas pedras tem uma história a contar pelo que a riqueza arqueológica deste país fascinou-me imenso.

Nesta viagem tive possibilidade de conhecer a capital do Egipto, o grande Cairo - a maior e mais povoada cidade Africana que já ultrapassa, actualmente, os 8 milhões de habitantes e cujo centro histórico é Património da Humanidade pela UNESCO - e realizar um cruzeiro pelo Rio Nilo, de sul para norte, ou seja, de Assuão a Luxor respectivamente. Segundo os últimos estudos, o Rio Nilo ainda é o maior rio do mundo com mais de 7000km de comprimento. Fui em final de Janeiro e princípio de Fevereiro, em pleno inverno, mas que neste país esta estação é caracterizada por tempo maioritariamente seco e com temperaturas amenas, embora haja alguma amplitude térmica entre o dia e a noite.





Tendo alguns receios no que toca à comunicação e segurança optei por marcar a viagem por uma agência turística, mas sei que tal acabou por restringir, particularmente, uma visita mais pormenorizada à cidade do Cairo. Contudo, vários foram os momentos em que agradeci ter um guia por perto pois a maioria dos egípcios, de classe social muito pobre, são muito apelativos com os turistas e inventam toda e qualquer situação para pedir esmolas, como por exemplo tirarem-nos uma fotografia ou aparecerem connosco numa fotografia, "esconderem" o papel higiénico das casas-de-banho vendendo depois algumas folhas aos turistas... foram situações caricatas mas que acabaram por ser facilmente contornáveis e onde me apercebi que ter conhecimento de algumas palavras-chave como o "não, obrigado" (= "la, shokran") em egípcio foi fundamental para eles não serem tão insistentes. Mesmo assim, e após toda esta experiência, é sem dúvida que afirmo que hei-de lá voltar!

Agora uma curiosidade sobre o Egipto: o norte do país, junto ao Delta do Nilo, é chamado o baixo Egipto e o sul, ao longo das margens do Rio Nilo, o Alto Egipto. Tal deve-se ao facto do relevo da zona norte ser mais baixo que o relevo do sul do país. Um pouco confuso mas acaba por ser fácil de perceber!

Deixo aqui também alguns sites que poderão ajudar, com informações diversas sobre turismo no Egipto:
www.egipto.com
www.egito-turismo.com

Sei que terei muito a contar sobre este país mas tentarei sintetizar ao máximo o que, para mim, valeu mais a pena. Quando lá voltar decerto terei muito a acrescentar! Espero que tenham uma boa viagem acompanhando-me na leitura dos próximos capítulos :)

3 comentários:

  1. Até agora.. foi sem dúvida e viagem top! mas já fizemos outras bem boas.. mal posso esperar para as relatares aqui :)

    ResponderEliminar
  2. Eu também queria ter ido...ficava tão bem lá nas fotografias entre vocês!!! Vai ser uma viagem a fazer quando houver €€€

    ResponderEliminar
  3. Tb espero lá ir um dia destes se não for antes...é claro que é um destino desejado por mim que me considero um amigo da cultura como batizaram-me no México. Quem sabe se além de conselhos não me possam fazer companhia?

    ResponderEliminar