Páginas

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Assuão



Em Assuão, ao longo do Rio Nilo, encontramos várias povoações, sendo um dos povos mais conhecidos os Núbios, cuja aldeia tivémos possibilidade de conhecer. Visitámos inclusivamente uma escola onde tivémos uma aula da língua egípcia, uma casa cujos donos criavam crocodilos dentro de tanques (até tivémos oportunidade de segurar com as nossas próprias mãos num crocodilo bebé!! o que foi uma experiência única) e um mercado de especiarias. Os Nubios revelaram-se um povo muito simpático pelo que recomendo  vivamente conhecê-los de perto.


Visitámos o Templo de Philae, devoto ao culto da Deusa Isís, situado mesmo à beira do rio, com algumas imagens ainda bem conservadas.











De noite, após um curto sono e uma viagem de autocarro pelo deserto, escoltados pela polícia local, visitámos Abu Simbel, para mim o mais fabuloso Templo que conheci. Na verdade, este é um complexo arqueológico composto por dois templos: um dedicado ao Faraó Ramsés II, com cerca de 33mt de altura e 38mt de largura, e o segundo à sua esposa Nefertari. Apesar de não estar situado no seu local de origem, dada a subida de caudal do Rio Nilo (causada pela construção da barragem do Assuão) este foi trasladado, com a ajuda da UNESCO, em 1960, de forma a manter a sua orientação original e, mesmo assim, mantém-se um dos templos mais bem conservados do Egipto. Duas vezes por ano, nos dias de equinócio, quando o sol nasce, entra directamente pela porta principal e ilumina a divisão distal do edifício de Ramsés II, onde se encontram estátuas de deuses e do próprio. Dizem ser um imagem fabulosa que não tive oportunidade de ver, dado não ir nesse período do ano.





 
Conhecemos o Templo de Kom Ombo dedicado ao Deus crocodilo Sodek e ao Deus falcão Horus ao pôr-do-sol. Foi uma surpresa verificar que ainda há cores tão nítidas e imagens tão bem preservadas. Aqui encontrámos o jacuzzi privado de Cleópatra!





Continuando em visita pelos templos, visitámos o Templo de Edfu, este em honra do Deus Hórus, filho de Osíris, um dos deuses mais populares do antigo Egipto.



Sem comentários:

Enviar um comentário