Páginas

sábado, 18 de agosto de 2012

Gili Islands

A ideia de ir às Gili Islands surgiu quando fizemos a viagem de 3 semanas pela Indonésia em Junho de 2011. As Gili são um arquipélago de 3 pequenas ilhas que se localizam ao largo da costa noroeste de Lombok e que têm fácil acesso através de Bali ou Lombok. Constituem, na minha opinião, uma óptima opção às praias de Bali que são mais vulgares e lotadas. Aqui pode encontrar praias de areia branca, águas turquesas e um ambiente relaxado e tranquilo. É sem dúvida um local que emana "boa onda" e o facto de não serem permitidos carros ou motas contribui para isso. As melhores formas de circular são a pé ou de bicicleta, mas também existem carroças puxadas por cavalos que constituem os táxis locais.


Estas ilhas têm vindo a ser cada vez mais procuradas pelos turistas, principalmente desde que existem os fast boats que partem de dois locais em Bali - Padangbai e Serangan. Estes barcos demoram entre uma hora e quinze a duas horas para fazer o percurso, conforme o local de partida, custando entre 50 a 60 euros cada viagem. Existem várias companhias que realizam o trajecto entre elas: Gili Cat (www.gilicat.com) e Blue Water Express (www.bwsbali.com).


Gili Trawangan é a maior das 3 ilhas e aquela que oferece maior variedade de alojamento e restauração. É também conhecida como a party island, devido aos bares na praia e às festas que frequentemente aqui ocorrem. É a única das ilhas que tem multibancos, mas por vezes podem não ter dinheiro ou estar fora de serviço, por isso aconselho a irem prevenidos!
Eu fiquei a dormir em Trawangan e a partir daqui pude visitar as outras ilhas de barco, fazer passeios de snorkelling e saídas de mergulho. Se gostarem de descontracção, mas ao mesmo tempo um pouco de agitação, esta é a ilha mais adequada. Se a ideia for apenas estar de "papo para o ar" sem fazer nada, num local remoto, então aconselho Gili Air ou Gili Meno. Esta última é a mais pequena e deserta, mas tem as melhores praias do arquipélago. 




Trawangan tem uma enorme variedade de alojamento de todas as categorias. Podem optar por ficar na zona mais popular da ilha, onde se concentram os restaurante, lojas, bares e maioria dos hotéis, com as praias mais concorridas ou então, se quiserem fugir um pouco à agitação, optem pelo lado norte que fica a uns 15/20 minutos a pé da zona central. Aqui encontram as praias mais bonitas e desertas da ilha, bem como os melhores spots de snorkelling.
A minha escolha recaiu sobre um hotel nesta zona, que se chama Karma Kayak (www.karmakayak.com), ao qual só posso tecer elogios. Os quartos são bastante confortáveis e espaçosos, com uma decoração muito gira, inspirada nos vários cantos do mundo, diferente de quarto para quarto.









Aconselho a fazerem um passeio pelo interior da ilha, de bicicleta ou a pé, para poderem explorar os trilhos rodeados de palmeiras e vegetação verde. 




O pôr do sol no lado norte da ilha de Trawangan é lindíssimo e o ambiente que se cria na praia com puffs, velas e um bom cocktail a acompanhar torna-o único.







Espero que tenham ficado com vontade de conhecer as Gili Islands. Se isso aconteceu, então é porque eu fui bem sucedida nesta narrativa!


Sem comentários:

Enviar um comentário