Páginas

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Memórias e Sensações...

Já vos aconteceu, ao sentirem um certo cheiro ou sabor, serem transportados momentaneamente para outro lugar? Um lugar onde já estiveram e que está guardado na nossa memória não só através das imagens que captamos, mas também dos outros sentidos como o paladar e o olfacto. Talvez seja por isso que eu adoro ir a restaurantes de comida internacional em Lisboa. Quem me conhece sabe que eu não sou propriamente uma pessoa que adora comer ou que come muito, mas decididamente gosto de experimentar comidas diferentes e novos sabores. E por vezes acontece-me, em algumas dessas experiências, uma sensação fantástica de "deja vu" que por breves segundos me leva de volta a um sítio por onde viajei. E apesar de não sair da cadeira do restaurante, consigo experimentar aqueles sentimentos prazerosos que só uma viagem dá!
Foi isto que me aconteceu há uns dias quando fui jantar ao restaurante Zaafran, no Largo Dona Estefânia cuja cozinha é de inspiração indiana. As minhas memórias levaram-me diretamente para a Little India, em Singapura, onde almocei num restaurante bastante típico. A única diferença é que lá estava rodeada de indianos a comerem a sua refeição com as mãos, como é hábito neles.  
Para além da comida ser deliciosa, tenho de admitir que há algum tempo que não era tão bem atendida. Os empregados são de uma simpatia extrema e empenham-se em proporcionar um agradável momento aos clientes. 


Assim como o Zaffran, há outros restaurantes em Lisboa que me proporcionam estas "viagens". Recentemente matei um pouco de saudades dos deliciosos noodles da Tailândia, no Sushi Café Amoreiras ao pedir um Ebi Pad Fusion - massa oriental levemente picante acompanhada de camarão, tamarindo e legumes variados. 
E para quem, como eu, é apaixonado por comida oriental não deixem de ir ao restaurante Umai, na rua Cruz dos Poiais. É, na minha opinião, o melhor restaurante de comida oriental de Lisboa. Uma vez por semana, ultimamente à terça-feira, fazem o chamado Dia do Mercado em que servem um menu de degustação dedicado a um dos variados países do oriente. Tive a sorte de ser transportada por instantes até ao Vietname, cuja culinária fiquei fã quando lá estive.

Só posso agradecer a estes restaurantes por me proporcionarem estes momentos tão agradáveis.
Em breve espero poder revisitar o Peru no novíssimo Qosqo, aberto desde Julho, pelas mãos de dois peruanos. É agora que vou poder voltar a beber um Pisco Sour, uma das melhores bebidas que alguma vez experimentei! 

Sem comentários:

Enviar um comentário