Páginas

domingo, 30 de setembro de 2012

Templos de Angkor

Para visitar os templos em Angkor é necessário adquirir um passe nos postos oficiais da Autoridade Apsara (Autoridade para a gestão e protecção de Angkor e a região de Siem Reap), cujo valor reverte a favor da manutenção do Parque Arqueológico de Angkor. Existem diferentes validades , sendo que no meu caso comprei um passe de 3 dias cujo valor foi de 40US. Este passe é de apresentação obrigatória à entrada de cada templo e sempre que tal foi exigido elas autoridades locais. É também pessoal e intransmissível. Alertaram-me que havia muitos locais não-oficiais a tentarem vender este tipo de passes ou pessoais a tentar vendê-los em segunda mão, contudo estes não são válidos.
Durante o período da manhã visitei o complexo de Angkor Thom, a última e a maior antiga capital Khmer. Inclui vários monumentos como Bayon Temple, Baphuon, Elephante Terrace, Leper King terrace, entre outros. Existe a possibilidade de entrar neste complexo ou fazer uma visita em redor do mesmo de elefante embora o preço seja, na minha opinião, caro pois por uma visita de 10-15 minutos paga-se 15US por pessoa, sendo que cada elefante pode transportar duas pessoas. Este tipo de visita não inclui guia pois é realizada pelos habitantes locais que não falam língua estrangeira e  a grande maioria nem têm estudos.

Entrei pela porta sul e segui directamente para o Templo de Bayon (ou Prasat Bayon). Todo este monumento está repleto de desenhos históricos, sobre a vida e costumes do Império Khmer, cujos pormenores foram sendo alterados consoante a mudança dos diferentes reinados. Nas suas diferentes torres encontramos esculpidas em pedra grandes caras, todas iguais e cuja identificação não é consensual entre os historiadores mas há quem acredite que é a cara do rei Jayavarman VII, a quem se deve a construção deste grande complexo, entre os séculos XII e XIII.

Seguidamente visitei o templo Baphuon, dedicado à deusa Hindú Shiva. De grandes dimensões este templo foi construído numa porção de terreno arenosa pelo que a sua instabilidade contribuiu para que este se encontre, actualmente, bastante degradado. Com uma torre central com cerca de 50 metros de altura, este templo permite obter uma boa vista aérea da zona em redor.


Durante a tarde tive oportunidade de conhecer o fabuloso Angkor Wat. Este é, actualmente, o maior e melhor conservado Templo do Império Khmer, expoente máximo da sua arquitectura, e daí constituir o maior símbolo arqueológico e histórico de Siem Rep e de todo o Cambodja. É este monumento que se encontra desenhado na bandeira do país e que atrai muitos turistas todos os anos sendo considerado permamentemente, desde 1995, Património da Humanidade pela UNESCO. 


Este é um complexo com forte sentido religioso - inicialmente hindú e posteriormente budista - sendo considerado o maior monumento religioso alguma vez construído e diariamente visitado por monges.


Mandado construir pelo Rei Suryavarman II, no início do século XII, foi também o centro político do Império Khmer e era onde estava situado o palácio real. Dentro das suas muralhas estima-se que viviam cerca de 20 000 pessoas. O complexo é constituído por 3 rectângulos concêntricos, com altura crescente, tendo uma torre mais central que permite visualizar todo o complexo, e é rodeado de um grande lago, que quando cheio reflecte na perfeição a imagem do templo.



Várias agências de viagens incluem na visita a Angkor Wat o assistir ao nascer ou ao pôr-do-sol. O nosso guia explicou-nos que dada a orientação do templo a vista do pôr-do-sol é mais fascinante que a do nascer do sol, pelo que é o que eu própria teria assistido, caso ao final do dia não tivessem surgido várias nuvens que me impossibilitaram de acompanhar este momento... esta expectativa tem sempre este risco!


Em todo o recinto encontramos desenhadas diversas figuras femininas entre as quais se destacam as apsaras ou dançarinas celestiais, dança esta treinada por muitas mulheres do Cambodja e que apresentam em diversos espectáculos. Tive oportunidade de assistir a um deles, ao vivo, durante um jantar e recomendo. O restaurante era muito bom, grande e ao ar livre, com comida típica disposta em buffet. As dançarinas são lindíssimas, estão muito bem vestidas e maquilhadas e apesar da dança ser tranquila a maior  atracção é a capacidade que elas têm para curvar os dedos das mãos e dos pés para fora, o que segundo o nosso guia leva anos de treino profundo.



No dia seguinte conheci o fabuloso Templo Ta Prohm, construído entre os séculos XII e XIII como um mosteiro e uma universidade. Com trabalhos de restauração bem mais recentes em comparação com os outros templos de Angkor, é espantoso visitar este templo situado em plena selva, e ver como a natureza tem evoluído, com enormes raízes a crescerem constantemente por todo o complexo e que têm o poder, por um lado, de o sustentar e, por outro, de o destruir.






Várias cenas do filme "Lara Croft: Tomb Raider" foram filmadas em Angkor Thom, Angkor Wat e Ta Prohm.
Visitei ainda outros templos mas considero estes três paragens obrigatórias para todos os que desejam visitar Siem Reap e conhecer um pouco da história de Angkor e do Cambodja. São, sem dúvida, complexos de uma beleza sem igual!

Sem comentários:

Enviar um comentário