Páginas

domingo, 21 de outubro de 2012

Capadócia

Todos os locais que visitamos são únicos! No entanto, tenho que admitir, para mim há uns mais únicos que outros - é o caso da Capadócia. Porque este sítio parece que foi tirado do nosso imaginário e construído propositadamente para que o apreciássemos. Tem tanto de  invulgar e original que por vezes custa a crer que seja real e resultado de um acaso da natureza. É uma tarefa inglória tentar descrevê-lo, porque as palavras não lhe vão fazer justiça. A Capadócia tem obrigatoriamente de ser vista e vivida! 




A Capadócia localiza-se na região da Anatólia Central, tal como o nome indica, no centro da Turquia. Kayseri é a maior cidade desta região e onde se localiza o aeroporto mais próximo. Não vai ser difícil encontrarem um hotel onde ficar, pelo contrário, o difícil vai ser escolher entre os hotéis existentes nesta zona, a maior parte deles construídos em consonância com as formações rochosas e inseridos no meio das montanhas. 

São hotéis  charmosos e encantadores que nos fazem sentir como se tivéssemos num pequeno castelo. Deixo duas sugestões: Boutique Cave Hotel e Sacred House.



A paisagem tão particular da Capadócia é resultado da erupção de alguns vulcões, hoje extintos, que há milhares de anos atrás deixaram uma "capa" mole de cinza e lama vulcânica denominada tufo. O tempo e as condições meteorológicas deram origem às magníficas formações rochosas tão variadas e originais. Com alguma imaginação conseguimos encontrar formas de animais, pessoas, etc...



O facto do solo ser macio permitiu que este fosse escavado e aproveitado para criar habitações. Em algumas zonas construíram autênticas cidades subterrâneas, onde se esconderam os cristãos fugindo às perseguições romanas, que possuem locais para dormir, salas de armazenamento, igrejas, sistemas de ventilação e um sistema de saída de fumos  na montanha distante do local da cozinha para disfarçar a sua localização. Os engenheiros da altura eram qualquer coisa de surpreendente! 











   
As cidades mais importantes são as de Kaymakli e de Derinkuyu, sendo que eu visitei a primeira. Foi descoberta em 1964 e acredita-se que entre os séculos VI e IX alojou milhares de pessoas. Tem oito andares, estando apenas cinco destes abertos ao público e estima-se que a cidade deva cobrir cerca de 25 km2. 






Vale a pensa visitarem estas cidades se não sofrerem de claustrofobia. O ar que se respira lá em
baixo é "pesado" e deparamo-nos com um labirinto de corredores pequenos e apertados, onde na maior parte do tempo temos de andar de cócoras. 



O Museu ao ar livre de Goreme, considerado Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO, e talvez por isso ainda tão bem conservado, possui a a maior concentração de capelas e mosteiros escavados nas rochas. Aqui viviam e trabalhavam os monges. 
Podem observar-se vários frescos com imagens do Antigo Testamento ou da Vida de Cristo.







Um dos locais que mais gostei na Capadócia foi o vale de Ihlara, provavelmente devido ao seu enquadramento. Trata-se de um impressionante desfiladeiro, no qual circula o rio Melindiz, onde vamos encontrando várias escavações feitas na rocha. A maioria destas são igrejas que datam do século XI e onde ainda se podem observar alguns frescos, infelizmente em más condições.







E, como se esta paisagem não fosse suficiente por si só para nos deixar maravilhados, eis que no final do passeio somos presenteados com um almoço literalmente em cima do rio. O restaurante pequeno e muito bem integrado no ambiente, serve deliciosas refeições numas mesas extraordinariamente bem localizadas. Que mais se pode pedir?


Depois disto, precisam de mais razões para conhecer a Capadócia? Eu voltaria lá já amanhã.





Sem comentários:

Enviar um comentário