Páginas

domingo, 14 de outubro de 2012

Malásia

A minha ida à Malásia aconteceu em Maio deste ano. Acabou por ser uma estadia breve comparável a uma curta "escala" na viagem de avião entre Singapura ao Cambodja, mas que me pareceu obrigatório aproveitar a sua proximidade no meu itinerário. Estive assim dois dias neste país, o que se resumiu a conhecer a sua capital: Kuala Lumpur, a maior cidade deste país. Gostaria também de ter passado pela cidade histórica de Malaca (ou Melaka), zona colonial e onde ainda hoje encontramos sinais da passagem portuguesa, do tempo dos Descobrimentos, ou rumar à ilha de Bornéu mas não houve mesmo tempo. Mais uma vez parece que terei que lá voltar um dia mais tarde!
 

Antiga colónia inglesa este país é composto por uma parte continental, situado entre a Tailândia e Singapura e uma parte insular, a ilha de Bornéu, que faz fronteira com a Indonésia. É um país multicultural onde convivem, principalmente, malaios, chineses e indianos, entre outros povos, o que origina também uma variedade de religiões praticadas, com relevo para o islamismo pelo que é aconselhável manter um comportamento social adequado. O Budismo, o Cristianismo e o Hinduísmo também são prevalentes. A título de exemplo, a imagem abaixo mostra as proibições que aparecem nos transportes públicos deste país.



O malaio é a língua oficial e a moeda o Ringgit (MYR - 1 Euro são aproximadamente 4 MYR). O seu clima é predominantemente quente durante todo o ano, com ocorrência de períodos de chuva abundante durante a época das monções.
A Malásia tem-se mostrado um país com grande capacidade de desenvolvimento e tem tido mesmo um crescimento economico notável, sendo a construção das Torres Petronas símbolo desta evolução.


Aqui encontrei um país desenvolvido e com potencial para continuar a crescer mas, ao mesmo tempo, "sujo". Lixo espalhado, muitos sem-abrigos a durmir em qualquer canto, muitas baratas, ratos e ratazanas a "passearem-se" nas ruas, zonas dominadas pelo mau-cheiro... enfim situações que não me fizeram ficar apaixonada por este país... com excepção das Torres Petronas, construção moderna e verdadeiramente imponente, com uma luz própria que parece iluminar toda a cidade e destacar-se como um edíficio diferente de tudo o resto... e de tudo o que vi até hoje! Apesar de tudo isto tive oportunidade de passear muito a pé pela cidade e também de transportes públicos, nunca tendo sentido qualquer tipo de ameça, quer de dia, quer de noite. Quando necessitei também abordei os locais que se mostraram sempre disponíveis a ajudar e a esclarecer as minhas questões.

Seguidamente irei descrever-vos a minha passagem por Kuala Lumpur. Vamos a isso?

Sem comentários:

Enviar um comentário