Páginas

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Verona

Verona foi uma das cidades mais lindas que conheci em Itália! Apesar de ter sido uma curta visita, pois foi uma pausa que decidi fazer na viagem de carro entre Milão e Veneza, adorei realmente este "cantinho" e de uma forma tão especial que não consigo exprimir bem, pois as palavras parecem-me sempre insuficientes. Foi declarada Património da Humanidade pela UNESCO dada a sua estrutura urbana e arquitetónica.
 
Situada na região de Véneto, a nordeste de Itália, aconselho como paragem obrigatória para quem se queira apaixonar pela cidade conhecida como "a  cidade dos namorados", uma vez que serviu de pano de fundo ao romance de William Shakespeare "Romeu e Julieta". O rio Adige serpenteia pela cidade o que lhe confere uma atmosfera ainda mais romântica.
 
Dado a breve passagem, preocupei-me em conhecer melhor o centro da cidade. Estacionei o carro nos arredores, sendo o estacionamento pago em qualquer zona (o que ainda mais condicionou a minha passagem pela cidade pois o tempo estava bem contado) e caminhei ainda um pouco até chegar ao centro. A circulação automóvel nesta zona da cidade é condicionada.
A piazza Erbe é a zona central onde se encontra o mercado da cidade, antigo mercado de legumes mas que hoje em dia vende de tudo no que respeita a bens alimentares. Contudo, a meu ver a piazza Brá é mais inspiradora pois é um espaço animado e colorido que funciona como ponto de encontro entre os locais e onde os turistas também se concentram a apreciar a vida da cidade. Aqui encontramos vários cafés e bares com esplanadas exteriores agradáveis.
 
  
Mesmo ao seu lado encontramos a Arena de Verona, um anfiteatro romano, que é a terceira maior arena do mundo. Antigo palco de combate entre gladiadores, execuções e feiras, é hoje em dia local de eleição para a realização de vários espectáculos.


Vale a pena perdermo-nos a caminhar pelo centro da vila antiga, um espaço habitacional mas principalmente comercial, muito ao jeito da nossa baixa lisboeta, mas com uma vida mais animada e com construções térreas ou de poucos andares. Atenção que o movimento aqui é considerável!


Chegada à Via Cappello era hora de conhecer a "Casa di Giulietta"! Aqui vemos concentrada uma grande multidão pois é um ponto turístico de eleição desta cidade. A entrada para o hall da Casa de Julieta é feita por um curto túnel tornado num mural totalmente preenchido por recados e mensagens de amor, escritas a caneta ou marcador, tal e qual como podemos ver no filme "Cartas para Julieta". Ao fundo escontra-se uma estátua em bronze da Julieta. A entrada para o interior da casa é paga.





E foi mesmo nestas ruas que me perdi a noção do tempo e me deixei embalar na envolvência desta cidade. Infelizmente não consegui explorar melhor alguns dos seus monumentos que queria ver melhor, tal como o Castelvecchio, a Igreja de San Zeno Maggiore e o Duomo (a Catedral de Verona Santa Maria Matricolare) e ainda hoje não me perdoo... Mas para além de ter o parquímetro a contar tinha ainda de prosseguir viagem em direcção a Veneza. Verona ficou assim na minha lista de locais a repetir quando regressar a Itália, o que não tenho dúvida que irá acontecer :)

Uma dica: antes de irem a Verona dêem uma espreitadela no site oficial de turismo: http://www.comune.verona.it Este tem informações  muito úteis sobre a cidade. À semelhança de outras cidades italianas, Verona também tem a possibilidade do turista adquirir o "Verona Card" cujas opções dão de 2 e de 5 dias, pelo preço, respectivamente, de 15 e 20euros. Com ele o turista tem a possibilidade de entrar em várias igrejas, monumentos e museus da cidade, sem pagar nada mais. Pode ser adquirido nestes mesmos locais ou em outros postos de venda oficiais.

3 comentários: