Páginas

quinta-feira, 28 de março de 2013

Siena

Aproveitando a estadia em Florença, um dos dias foi dedicado a conhecer os seus arredores, particularmente a vila de San Gimignano  e a cidade de Siena. Após cumprir a primeira visita segui rumo a Siena, uma cidade situada numa colina na região da Toscana e pertencente à província com o seu mesmo nome. Foi realmente um dia muito bem passado pois depois de me ter apaixonado por San Gimignano fiquei completamente rendida a Siena também!

 
Segundo a mitologia romana, Siena foi fundada por Senius e Aschius, filhos de Remo (irmão de Rómulo, fundador de Roma). Outrora um povoamento etrusco, Siena foi também uma colónia de Roma sob o domínio de Augusto. Reconhecido pólo cultural, artístico e político tornou-se numa cidade autónoma de cariz republicano, o que lhe valeu inúmeras lutas, nomeadamente com a eterna rival cidade de Florença. Uma curiosidade: o argumento da Divina Comédia de Dante assenta nas divergências entre os Guibelinos de Siena e os Guelfos de Florença!
A devastação causada pela Peste Negra impediu Siena de recuperar por completo e fez-lhe perder a rivalidade com Florença. Daqui perde também a sua independência e passa a fazer parte do domínio político e administrativo da Toscana. Contudo, é ainda hoje em dia considerada a cidade medieval mais bonita de toda a Itália. Apesar de tudo, não é de admirar que o centro histórico de Siena, cercado ainda hoje por muralhas, tenha sido declarado Património da Humanidade pela UNESCO. Tendo deixado o carro estacionado nos arredores, foi este centro histórico que fui conhecer (onde a circulação automóvel é limitada).

No posto de turismo de Siena adquiri um passe combinado - Opa Si Pass - que me permitiu ter acesso ao Batistério, à Cripta, ao Duomo, ao Museu dell'Opera del Duomo (onde se encontram, maioritariamente, obras de arte originais do Duomo), subir à fachada na Nave inacabada da Catedral - facciatone - e ainda visitar o Oratório de San Bernardino (junto à Basílica di San Francesco, fora deste complexo). Este passe tem a validade de 3 dias e podem adquiri-lo no site: http://www.operaduomo.siena.it.
Na foto seguinte podemos ver o Batistério onde se encontra a pia baptismal com relevos renancentistas de Donatello.


Subindo as escadas, pelo lado esquerdo do Batistério, entramos na Piazza del Duomo, e deparamo-nos com a lindíssima catedral de Siena, de estilo predominante o gótico. Esta catedral é um dos monumentos mais importantes de Itália e cuja ampliação foi projectada para fazer dela o maior templo cristão do mundo, contudo a devastação causada pela Peste Negra travou a execução completa deste projecto.



A riqueza artística do seu interior é de cortar a respiração! Desde o chão ao tecto, não esquecendo as suas paredes, desde Donatello a Miguel Ângelo, entre muitos outros artistas de renome, a Catedral está repleta de obras de arte. Os seus pilares de mármore branco e preto (as cores dos cavalos dos irmãos fundadores da cidade) sustentam a abóbada da nave, decorada em azul e com estrelas amarelas, que representam o céu noturno. Aqui dentro podemos fotografar à vontade o que é óptimo!






A Fachada faz parte do projeto de ampliação da Catedral e permite-nos ter uma noção do tamanho planeado para aquela que viria a ser a sua nave central. A subida faz-se em grupos restritos, através de uma escadaria estreita e em caracol com cerca de 130 degraus, mas vale mesmo a pena ter esta experiência! Cada grupo só sobe após o grupo anterior ter descido, pelo que podem ter que aguardar um pouco pela vossa vez. O seu cimo é um terraço aberto panorâmico que nos permite obter vistas incríveis sobre Siena. A foto abaixo mostra-nos a vista sobre o Duomo.

 
 

Da Fachada obtemos também uma vista incrível sobre a Piazza del Campo. Esta é uma das maiores praças medievais de toda a Europa e onde decorre duas vezes por ano, o Pálio di Siena, a famosa corrida de cavalos. Centro da vida social de Siena, foi na antiguidade um fórum romano - local de execuções, combates e feiras - e foi também o palco do mercado principal da cidade. Actualmente, encontra-se rodeada de cafés, restaurantes, bares e monumentos medievais, dos quais se destacam o Palazzo Pubblico de estilo gótico - a atual câmara municipal que inclui o Museu Civico - com o seu Campanile ou Torre del Mangi - a segunda maior torre medieval de Itália com 102 metros de altura, possíveis de subir após percorrer cerca de 505 degraus! A entrada é paga. Confesso que após ter subido a fachada, do topo da qual obtive vistas de toda a cidade e, particulamente, do centro histório, não tive coragem de subir mais estes degraus todos! Uma curiosidade: eram os sinos que se encontram no seu topo que anunciavam o início e o fim do dia de trabalho em Siena.



Outro atrativo é a Fonte Gaia, onde se destacam cópias dos relevos de Adão e Eva, entre outros. Esta fonte é abastecida por um aqueduto construído há mais de 500 anos!
 

Resumindo, conhecer Siena foi como viajar no tempo, não tenho outras palavras! Não deixem mesmo de conhecer esta cidade!

O próximo post será sobre Florença... finalmente :) 

Sem comentários:

Enviar um comentário